20 junho 2013

Novo editor HTML do Blogger

Large

Olá, ainda se lembram de mim? O Bruno do Teen Cat. Espero que sim, hoje decidi vir fazer um mini-tutorial para vocês ficarem a entender mais sobre o novo editor HTML do blogger, aproveito para dizer que as Vagas para Postadoras/Postadores estão abertas no meu blog. Passando então ao tutorial:


- Syntax Highlight

Para quem se está  a pergunta o que é isto resumindo: São as letrinhas que agora ficaram coloridas. No caso de nós blogueiros, vai servir apenas para uma coisa: Quando erramos um código. Se estivermos escrevendo um código lá e por acaso errarmos algo ou nos esquecermos de fechar a chave, ele vai ficar vermelho, informando que falta algo.

- Número da linha

Os números indicam apenas em que linha estás, útil para quem errou algo e salvou. Ao errar, o blogger informa qual a linha que está com erro e há muito mais que isso: Adicionamos um código novo e podemos anotar o número da linha caso precises de modificações ou algo dê errado.

- Nova pesquisa (Ctrl + F)

Esta parte é muito importante para quem não está a encontrar os códigos. Quando pressionamos ctrl + f numa página, a caixinha aparece logo abaixo da barra do seu navegador, não é? Bem ali na lateral. Não podemos mais encontrar códigos com ela neste novo modelo e, para solucionar, é necessário que cliques dentro da caixinha e só depois pressiones ctrl +f. Vais notar que agora a caixa de pesquisa mudou um pouco, ela fica sem nenhum botão e na lateral do editor.

 

Antiga e nova. Apenas a segunda é correta e pode ser usada.

- Setinhas

Outra coisa muito importante na imagem vês que está um quadrado vermelho numa das setas e um nome ao lado de todas, pois elas são importantíssimas. No lugar daquele famoso 'Expandir modelos de widgets', agora temos estas setas e é necessário que cliques nelas para encontrar códigos. A seta mais importante é a primeira! As outras são mais raras de usar.

- Botões


1 - Salvar modelo - Lógico que é para salvar as alterações.
2 - Ir para um widget - Leva-te para o código de um determinado gadget
3 - Editar modelo - Tela do print, aquela com os códigos.
4 - Visualizar modelo - Lógico que mostra a visualização do modelo. Para voltar até a tela de editar, clique no botão 3.
5 - Formatar modelo - Volta a ser o modelo original
6 - Reverter alterações - Se mudas-te algo no HTML podes desfazer essa mudança.
7 - Formatar widgets - Formata todos os gadgets

OK? Dou os créditos ao Kawaii World, não esquecendo que isto foi adaptado por mim!

2 comentários:

  1. 6 palavras: Odeio o novo editor de HTML !!! É super confuso.
    Beijos,
    Rita

    pugsgeneration.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Puts, vc me salvou!!! Procurei zilhões de posts explicando como achar códigos no blog e tudo que digitava naquela caixinha não aparecia nada. Valeu mesmo!

    Se quiser, dá uma passadinha no meu blog:
    Estética & Makeup by Patrícia Almeida
    http://estetikaemakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar