16 julho 2013

Criar um Game de sandbox + Jogos que vale a pena jogar

Créditos: (www)
Será que eu sou a única que sempre sonhou em criar um Game tipo os MySims ou Minecraft? Sempre fui criando games ao longo da minha curta vida do mais básico a um pouco mais elaborados, bem aqui mostro um mini calendário:
Seis anos: Enviei um email à EA com algumas ideias para futuros jogos, a maior parte delas a Electronic Arts usou no jogo "MySims Agents" até me enviaram uma resposta a dizer um segredo inédito: Fui a primeira a sabe do lançamento daquele jogo e foi com as minhas dicas!
Sete Anos: Criei o meu primeiro jogo sozinha através de HTML5 era um pacman '-'
Oito Anos: Comecei a tentar aprender outras maneiras de criar jogos mais facilmente e aí encontrei C++ 
Dez Anos: Completei o curso na net de C++ em nome da minha mãe x-x
Onze anos: Criei um jogo do género Mundo Virtual em 2D
Agora: Estou a começar o meu primeiro projecto em 3D \o/ E a fazer um curso online de como criar Softwares.

Agora fiquei tipo: Quem quer saber da minha vida afinal #facepalm
Bem mas como o título do post não é Vamos falar da minha vida Yuuupi!!! vou ser direta ao assunto:

Tens o mesmo sonho que eu mas não percebes muito do assunto?
Chegaste ao sítio certo! O Bibokices vai te ensinar a fazer isso sem gastar um cêntimo! (voz de apresentador)

Parte Técnica
Para criar um jogo, você precisa de duas coisas: paciência e MUITA paciência. A primeira coisa que sair de suas árduas horas de trabalho estará mais para um Pac-Man do que para o próximo Battlefield, então, o segredo é estudar e treinar bastante as ferramentas que serão usadas. A maioria dos middlewares para criar jogos que são distribuídos gratuitamente já vem com um sistema drag-and-drop bem simples de usar.

O GameMaker, por exemplo, é bom para quem não sabe nadica de nada de programação e quer criar algo em 2D. Por ser bem intuitivo, mesmo quem começar a usar sem saber nada poderá ter um resultado bacana fuçando pelo programa. E quem já sabe um pouco de programação terá a chance de criar algo mais complexo gastando menos tempo. Alguns exemplos de indie games feitos no GameMaker incluem os clássicos Hydorah e Spelunky. A interface do GameMaker também ajuda, já que só em colocar uma ideia em desenvolvimento você já vê um certo resultado, a vontade de continuar só aumenta.

Caso você queira trabalhar com algo um pouco mais robusto e criar tanto em 2D quanto em 3D, uma opção é o Unity. O Unity é uma ferramenta bem versátil, mas exige um pouco mais de conhecimento para ter um resultado final grandioso, com a flexibilidade das linguagens C# e .Net. O Unity tem grandes jogos para mostrar, assim como projetos bem menores, como dá para perceber na página do programa.


Claro, não existem somente duas ferramentas para a criação e desenvolvimento de um jogo, mas tanto o GameMaker quanto o Unity são duas opções viáveis, gratuitas e mais usadas. Mas, há outras opções:



Seria bem bacana se fosse possível abrir esses programas e sair criando magos soltando explosões gigantescas por um mapa bem detalhado, mas a vida não é bem assim e você precisa ter algumas noções de programação para acompanhar suas ferramentas de trabalho. Por sorte, muitas pessoas querem ajudar os apaixonados por videogames e para isso criaram tutoriais bem práticos para explicar um pouco mais sobre como começar. O FlashDojo tem tutoriais para o Flixer e no Cezinha há tutoriais para usar ActionScript no Flash, em português.

Parte Gráfica

Bom, a parte complicada para os desprovidos de talentos artísticos é essa. E assim como programação, a parte artística também tem um monte de tutoriais espalhados pela internet, assim como cursos e faculdades de design e modelagem.


A grande maioria dos Indie Games são feitos utilizando técnicas de Pixel Art por um motivo: a facilidade e a não necessidade de software pago para criar algo. Mas, ainda existe a possibilidade de começar a trabalhar com 3D e o processo soa um pouco menos assustador do que parece. Muitos cursos para a área de escultura e modelagem digital já existem pelo Brasil, e um exemplo notável é o estúdio Innovation, com os instrutores Rafael Gevench e Fernando Gomes, em São Paulo, e a escola de cinema e animação Melies, também em São Paulo.



Ainda assim, você pode começar sozinho com alguns tutorias que existem espalhados na vastidão da internet. Caso esteja interessado em desenhar em Pixel Art, o Pixel Joint, site dedicado a esse tipo de arte, fornece vários e os tutoriais feitos pelo Derek Yu (criador de Spelunky e Aquaria).



Na parte 3D, por precisar de alguns softwares pagos e ser um pouco mais complicado, optar por cursos é uma opção viável, mas ainda assim, existem sites que fornecem tutoriais sobre programas como 3D Studio Max ou Maya, como o 3d-tutorial.



O Raphael Ghevenc, professor do Innovation, também contribuiu com alguns links úteis para modelagem 3D:


Polycount: "Bom fórum estrangeiro para troca de informações sobre modelagem e criação de personagens para games".
Concept Art: "Fórum estrangeiro excelente para estudos de concept e arte tradicional".











(www)

8 comentários:

  1. Seguindo *-* Segue de volta?
    http://ei-garota.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Adorei!!! Sempre quis aprender! Mostra aos leitores uma das tuas criações!

    Bruno D//TC

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei pô-los na web mas talvez um dia mostre....

      Eliminar
  3. Adorei o post c: Mas a minha paciência é um bem escasso e em vias de extinção xD Essa área não é muito a minha cara. Mas ainda bem que tens esse talento.

    Sonhos em Pastel

    ResponderEliminar
  4. Olá!!!, Deus te abençoe, FELIZ DIA DOS AMIGOS, amei o seu blog sucesso, já estou te seguindo,. Aguardando Retribuição.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Olá, vou seguir aqui já!!
    E gostei do post também, siga se quiser ^^

    http://the-high-essenci.blogspot.com.br/ beijos!!

    ResponderEliminar