27 fevereiro 2013

Segurança na Net Parte 1- Password

Eu não paro de sumir! Eu sei que o blog deveria ter outro tipo de conteúdo, mas, para essas coisas que muita gente gosta, é preciso ter muitos cuidados, hoje vou falar um pouco da password.

Como escolher?
Se tens uma password só com letras minúscula com por exemplo gostodegelado, então, parabéns! Estás a ajudar a 100% os interessados hackers! Serás tão amiga deles que puderão descobrir a tua password em 2 segundos com programas especiais.

Esses programas são bem rápidos em alguns casos:
Minúsculas- 2 segundos
Maiúsculas- 5 minutos
Maiúsculas e minúsculas- 1 dia
Maiúscula, minúsculas e números- 1 mês
Maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais- 64 anos.

E eu acho que nínguem iria esperar 64 anos para entrar no mail/rede social.
Aqui está uma boa maneira de criares uma password.

1. Pensa numa frase...

Eu Sigo O Blog Fofo Bibokices

2. Seleciona as primeiras letras...
Escreve a primeira maiúscula e as outras minúsculas.

Esobfb

3. Adiciona um um mais números...

Esobfb04

4. Adiciona um os mais caracteres especiais...

Esobfb04&

O meu exemplo ficou assim, isto é só um exemplo, mas se tens uma boa password tens de a saber guardar se não é o mesmo que nada.

Cuidados Básicos

1. Nunca a digas a ninguém.
2. Não a divulgues nas redes sociais.
3. Não marques a caixinha lembrar-se de mim
4. Se encomendares um layout não a dês para essa pessoas instalar o layout, em vez disso pede-lhe o mail e adiciona-a com administradora, mas mesmo assim só se já tiver feito isso noutros blogs.
5. Não a escrevas em papelinhos ou em documentos no teu PC.
6. Tenta ter uma diferente para cada rede social/mail.

Bem, espero que estas dicas te tenham sido úteis, muitas delas fui eu que me lembrei, outras fui aprendendo com o tempo não sei onde.
Good Bye!!



4 comentários:

  1. E se for letras minúsculas e números? A minha password é segura?
    CAT GIRL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, demoraria por volta também de 1 mês. E acho que aí os hackers já deveriam ter desistido :)

      Eliminar
  2. Foi muito útil ! Adoro seu blog :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obridaga! Ainda bem que foi útil. Se tiver blog avisa para eu visitar!

      Eliminar