20 março 2013

Mega Post: Tutoriais pouco vistos (Contém um super tuto nunca visto na blogosfera)


Qual de vocês se vem sentar ali comigo?
O povo votou, e decidiu que o mega post de hoje seriam tutoriais pouco vistos.
Só é pena o povo ser só 8 pessoas, mas, pelo menos, 4 dela ficam felizes. Mesmo assim fiquei mesmo feliz por terem respondido quatro pessoas no Domingo, o dia em que eu criei isto, e duas hoje, que eu achava que ninguém ia ligar a isto. Estou feliz, acho que o meu blog começa a ter visitantes fieis, antes tinha sempre 0 comentários.
Bem, vamos começar por inserir FieldSet

Inserindo fieldset
Mas o que é isso? É uma funcionalidade do blog pouco conhecida pelas blogueiras, mas que tá um ar bem cutie e kawaii. Existem dois tipos que eu conheça ASHASH

1.º- Imagem e texto
Ex.:

Eu acho que quase ninguém sabe o que escrever nas demonstrações...

E é isto, uma espécie de caixinha que no inicio a meio da borda tem uma imagem ou texto.
Onde queres a tua fieldset cola:


2.º- Só texto

IstoOutra vez... uma coisa para escrever!

O só texto é substituir o trecho < img src="ULR DA IMAGEM" / > pelo texto, acho que não é necessário exemplificar.  

Uffff! Nem imaginas a dificuldade de escolher tutoriais pouco vistos, conseguir explicar-los e ainda ver se existem muitos blogs a explicar o mesmo.

Super Tutorial
Inserir fontes no blog que tens guardadas no computador e NÃO estão em nenhum site de fontes para usar no blog

Bem que titulo enorme, mas é mesmo isso, mais nada, sabes aquela fonte linda que tens guardada no computador e procuras, procuras, procuras mas não encontras em nenhum site que fornece fontes para utilizar no blog? Ou até uma fonte que tu criaste mas só tens o arquivo tff? Agora podes usar fontes criadas por ti no blog, sem ser em imagens.

Passo 1
Cria uma fonte ou faz o download de uma, bem, fazer o download acho que todos sabem, mas mostro aqui alguns packs na mesma e ensino a criar uma fonte.
(recomendo carregar nos links em bold)
Podes fazer o download de 40 fontes aqui ou aqui
Podes fazer o download de 422 fontes aqui ou aqui
Créditos dos pacotes de fontes: (www)

Para criar uma fonte cria uma conta ou faz login aqui e deixa a tua imaginação voar.

Eu própria fiz uma fonte mas ninguém no mundo quer que ponha aqui a minha fonte e por esse motivo não a vou por a menos que alguém queira esqueçam isso seria impossível.

Passo 2
Bem, agora tens de hospedar a tua fonte aqui, carrega Escolher arquivo » Carregar arquivo e copia o url que aparecer na caixinha de texto, guarda-o num bloco de notas. num documento word, num post em rascunho, o que te der mais jeito, ou então simplesmente não feixes essa página.

Passo 3~
Acima de

Cola o código abaixo

 @font-face {font-family: 'NOME DA TUA FONTE';
src: url('URL DA TUA FONTE') format('truetype');
font-weight: normal;
 font-style: normal; }

Sim só isso, agora onde a quiseres usar tens de colar
font-family: 'NOME DA TUA FONTE';
O Nome da Fonte tem de ser mesmo igual ao que está no código acima, se o nome da fonte for Lá e tu puseres lá não resulta tem que ser mesmo igual.
Bem, vou ajudar um pouco a quem não percebeu onde colar aquilo, se queres no titulo do post (h3) procura      h3.post-title {
E acrescenta o trecho abaixo disso, se acrescentares no acima acrescenta também em
h3.post-title a {
e
h3.post-title a:hover {
Para os títulos dos posts ficarem sempre com a mesma fonte.

Se queres no texto todo do post cola o trecho abaixo de
.post-body {

E assim sucessivamente, se quiseres em algum lugar onde eu não explico avisa, que eu tento localizar onde deves colar, e acabaram os tutoriais, qualquer dúvida comenta, ou avisa se resultou.














2 comentários:

  1. Super util (: pena que eu ja conhecia todos,rs

    UnicornParadise.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sério? Onde você viu o segundo? Eu não o encontrei em lado nenhum, fui eu que fui tentando coisas.

      Eliminar